trabalho
No desenvolvimento deste trabalho vimos alguns conceitos sobre Matemática Financeira, mostrando como fazer alguns cálculos importantes e úteis para as organizações e pessoas físicas no dia-a-dia, apresentando a diferença entre juros simples e juros compostos com o auxílio de calculadora HP -12C e simulações no Excel. O objetivo maior deste trabalho está em encontrar o valor aproximado que será gasto por Marcelo e Ana para que a vida de seu filho seja bem assistida, do nascimento até o término da faculdade.
A Matemática Financeira tem extrema importância para tomada de decisões e controle financeiro, tanto na vida pessoal como em empresas e instituições. A matemática Financeira é um corpo de conhecimento que tem como objetivo de estudo o comportamento do dinheiro ao longo do tempo, para isso cria modelos que permitem avaliar e comparar o valor do dinheiro em diversos pontos do tempo. As principais variáveis envolvidas no processo de quantificação financeira são: a taxa de juros, o capital e o tempo. Avalia-se a forma como o dinheiro está sendo utilizado, se está tendo lucro ou prejuízo na transação ou até mesmo como será empregado, de maneira a maximizar o resultado para que o mesmo seja positivo.
Em um mercado cada vez mais competitivo é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo O presente trabalho oferece as respostas para perguntas do tipo: Qual a melhor forma de financiamento? Quanto pagar mensalmente por um financiamento? Como calcular Sac, Price entre outros.
2. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE MATEMATICA FINANCEIRA E CAPITALIZAÇÃO SIMPLES E COMPOSTA
A matemática financeira é uma área da matemática que se dedica a problemas de ordem financeira. Esses problemas podem ser exemplificados como juros, inflação, investimentos e outras questões que estão presentes no dia a dia de empresários, banqueiros e outros profissionais. A matemática financeira engloba