Trabalho
Minesterio da Educação
Colégio Tia Lucinda
Classe: 12ª
Turno: Tarde
Turma: A
Curso: Economica Juridica
Grupo Nº: 4
Docente: Rafael Isandro Morais Dalange
Data: 2015-03-19
Ficha Técnica
Tema: Texto Dramático
Tipo de Letra: Times New Roman
Tamanho: 14 , 12
Grupo Nº : 4
Nº de páginas: 13
Docente: Rafael Isandro Morais Dalange
INTEGRANTES DO GRUPO:
Destarde Mendes Augusto
Mário Lisboa Fransony
Domingas Paixão
Laurinda Vieira
Higino Sacalumbo
Sebastião Domingos
INDICE
Introdução
Desenvolvimento
Agradecimentos
Conclusão
Bibliográfia
INTRODUÇÃO Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção.
Os textos não literários são os textos com função utilitaria, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. O teatro nasceu quando o homem teve necessidade de sublinhar, com gestos, danças e sugestivos acentos de voz, a exteriorização do que pensava e sentia. É, pois, tão velho como o próprio homem. De facto, de todas as artes, a arte dramática é a que se encontra mais intimamente ligada ao nosso dia-a-dia e terá nascido, como representação propriamente dita, na mais remota Antiguidade, tendo adquirido maior importância na Grécia Antiga, como o culto ao deus Dioniso, filho de Zeus. A obra de teatro (texto dramático) é escrita com a finalidade de ser representada diante de um público. O espectáculo teatral é, pois, o fim máximo a que se destina a obra escrita.
DESENVOLVIMENTO Texto dramático é um tipo de texto que é escrito para se representado, normalmente não tem narrador e nele predomina o discurso na segunda pessoa ( tu, vós ). O texto dramático é entedido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação directa das personagens entre si e com os receptores do enuciado. Durante a Antiguidade, ou chamada Época Clássica, o