Trabalho
Conhecida também como DRE, tem como objetivo apresentar de forma clara e resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente de doze meses.
É uma demonstração contábil dinâmica que evidência a formação do resultado líquido em um exercício, confrontando as receitas, custos e resultados, apurados através do princípio contábil de regime de competência.
É também uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período, são feitas anualmente para fins de divulgação, mensais para fins administrativos e trimestrais para fins fiscais.
Em fim é um procedimento de suma importância para avaliar a saúde financeira da empresa, por ser um relatório detalhado fornece aos administradores importantes elementos que são fundamentais para tomada de decisões.
Receitas
É o dinheiro que uma empresa recebe ou tem direito a recebe, proveniente de suas operações.
É o aumento nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativo ou ainda de diminuição de passivo que resultem em aumento do patrimônio liquido e que não sejam provenientes de contribuição dos proprietários.
As receitas surgem no curso das atividades de uma entidade com varias denominações, tais como: vendas, honorários, juros, dividendo, royalties e alugueis.
Lucro Bruto
É o preço de venda recebido depois de deduzido os custos variáveis.
É a receita liquida de deduzida dos custos de produção, tem por objetivo mostrar a lucratividade das operações da empresa sem ainda considerar as despesas administrativas, comerciais e operacionais, é um tipo de “lucro antes dos impostos”.
Lucro Operacional
É a mostra da capacidade de geração de resultado proveniente das operações normais da empresa, ou seja, seu potencial de gerar riqueza em decorrência de suas características operacionais, independentemente de suas fontes