Trabalho
As teorias de Ford utilizadas naquela época ainda podem ser vistas nos meios de produção atual. Ele tinha três princípios básicos de administração o da intensificação, economicidade e de produtividade.
O principio da intensificação baseia se na diminuição do tempo de produção para que o produto seja lançado rapidamente no mercado. Atualmente as empresas com a automatização nos processos de montagem aplicam este principio, visando uma produção em massa e o rápido lançamento do produto no mercado.
O principio da economicidade é não deixar os produtos ficarem estocados a ideia principal de Ford era produzir o carro e vende-lo antes mesmo de vencer o prazo de pagamento dos funcionários e a matéria-prima. As empresas ainda usam muito está ideia, pois assim como Ford elas acreditam que estoque é dinheiro parado, assim dependendo do produto muitas empresas realizam promoções ou os famosos feirões para eliminarem seus estoques.
O principio da produtividade visa o aumento da produção do operário por meio de especialização na linha de montagem e aumento de salário como forma de incentivo. Hoje em dia não é diferente os funcionários recebem muitos incentivos além do aumento salarial recebem cesta básica, bolsa de estudos entre outros como forma de incentivo para trabalharem melhor e ficarem mais tempo na empresa aperfeiçoando assim suas habilidades em determinada função.
Atualmente o que chamamos de “fordismo informal” vem movimentando um grande mercado. O fordismo informal é formado por pessoas que exercem alguma atividade que não esteja vinculado a uma empresa, mas que geram algum tipo de renda ao individuo. Temos como exemplos os camelôs, engraxate entre outros que normalmente prestam algum tipo de serviço na informalidade.
Na era do fordismo o tempo era algo muito importante, por isso