Southwest Airlines 2 Amanda
A empresa Southwest Airlines, por exemplo, oferece distâncias curtas, custo baixo, serviço ponto a ponto entre cidades de tamanho médio e aeroportos secundários em grandes cidades. A Southwest evita grandes aeroportos e não voa para lugares distantes. Seus clientes incluem pessoas que viajam a negócios, famílias e estudantes. As partidas freqüentes da Southwest e suas baixas tarifas atraem clientes que não podem pagar muito e que, de outra forma, teriam que viajar de ônibus ou de carro, e viajantes orientados para a comodidade que selecionariam uma empresa aérea de serviços completos em outras rotas.
A maior parte dos gerentes descreve posicionamento estratégico em termos de seus clientes: “A Southwest Airlines atende a clientes que precisam de preço e praticidade/comodidade”, por exemplo. Entretanto, a essência da estratégia está nas atividades – escolher realizar atividades diferentemente ou desempenhar atividades diferentes de suas rivais. Do contrário, a estratégia é nada mais do que um slogan de marketing que não resiste à concorrência.
Uma empresa aérea de serviços completos leva passageiros de quase qualquer ponto A para qualquer ponto B. Para chegar a um grande número de destinos e servir a passageiros com vôos de conexão, as empresas aéreas de serviços completos empregam um sistema centrado nos principais aeroportos. Para atrair passageiros que desejam um conforto maior, oferecem serviços deprimeira classe ou de classe executiva. Para acomodar passageiros que precisam mudar de avião, coordenam os horários e recebem e transferem bagagem. Como alguns passageiros estarão viajando por muitas horas, as empresas aéreas de serviços completos servem refeições.
A Southwest, por outro lado, oferece um serviço conveniente, de baixo custo, no seu tipo específico de rota. Através de tarefas rápidas no portão