trabalho
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE PEDAGOGIA
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem por objetivo apresentar as principais concepções de Froebel sobre a cultura lúdica – brincar. De forma que seja o embasamento teórico, para que posteriormente possamos discorrer sobre a importância da brinquedoteca para a vida da criança e seu desenvolvimento em inúmeros aspectos.
As brincadeiras infantis fazem parte da vida de toda criança, seja na escola ou em casa. A partir desse tipo de atividade, a criança possui inúmeras possibilidades, como por exemplo, trabalhar com regras, mesmo inconscientemente, utilizar sua criatividade para criar situações diversas. Exemplo disso são as brincadeiras de faz-de-conta, onde a criança tem a possibilidade de ser quem ela quiser ou até mesmo, modificar o significado real de um determinado objeto, transformando-o em outro de acordo com seu desejo. Através do brinquedo, a criança exterioriza aquilo que ela interiorizou de sua cultura, de forma a representar o mundo em que vive.
FRIEDRICH FROEBEL: IMPORTANTES CONCEPÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DA INFÂNCIA.
Froebel nasceu na Alemanha em 1782. Foi professor . Fundou sua primeira escola em 1916. Aos poucos ele foi ganhando espaço como pensador educacional e como educador. Foi precursor em várias teorias pedagógicas, entre essas as mais importante, foi quando criou o Jardim de Infância, onde nesse, as crianças teriam um espaço apropriado as suas necessidades educacionais. Foi um dos primeiros educadores a considerar que a primeira infância é de suma importância para o desenvolvimento infantil.
Para Froebel as brincadeiras infantis são de estrema importância para o desenvolvimento da crianças:
• O brincar possibilita que a criança possa através da brincadeira exteriorizar o que foi inserido de sua cultura.
• Dizia que na infância o importante era trabalhar a aquisição e desenvolvimento da linguagem.
•Froebel antecipou-se na