TRABALHO
INTERNACIONAL UNINTER
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD
EDINEI SELEBOGE RU:
ANA PATRÍCIA NEVES RU: 1145729
A FUNÇÃO DO CURRÍCULO NO CONTEXTO ESCOLAR
CAPITULO I
PRUDENTÓPOLIS
2015
1. CURRÍCULO: AVALIAÇÃO DO TERMO
2. Analisar o currículo escolar requer um saber sobre o ser humano e o que ele construí ao longo dos anos e como esse saber foi se modificando ao longo dos anos. Afinal o conhecimento está em constante transformação. Os saberes produzidos pelo homem podem ser acomodados de duas formas a convivência e o contato por meio de um grupo social e é neste ponto que a escola trabalha na transmissão de saberes no convívio social.
3. A transmissão de saberes deve ocorrer de forma significativa, neste momento cabe a escola esta função que se permeia de um currículo em uma construção social como afirma Veiga (2002):
4. “Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7)
5. O currículo norteia o que vai ser estudado, como e quando nos vários níveis de ensino, além de nortear em termos técnicos ele busca o cerne de questões econômicas, políticas, culturais e históricas, afinal a escola tem como papel fundamental a conscientização do homem para o exercício da cidadania e qualificação profissional.
6. Desse modo, o currículo não se trata exclusivamente de uma classificação de conteúdos concluídos a serem repassados aos alunos, ele não se esgota na aplicação do conhecimento às experiências do dia a dia, pois seu desígnio vai além dos resultados alcançados, ele traça o sujeito crítico, reflexivo do amanhã. Ele também abarca segundo Hornburg e