Trabalho
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO UFC VIRTUAL
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA DE SEMINÁRIO TEMÁTICO III– TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GESTÃO NO SETOR PÚBLICO
MODELO GERENCIALISTA NO HOSPITAL GERAL DA POLÍCIA MILITAR JOSÉ MARTINIANO DE ALENCAR
Francisco Antonio de Oliveira
Karine Carliane Moreira
Marzio Airton dos Santos Ferreira
Silvia Helena Sales Batista
Thaís Venancio de Paiva
FORTALEZA
2013
Introdução
O presente trabalho tem o propósito de conhecer a gestão do Hospital Geral da Polícia Militar José Martiniano de Alencar, instituição pública cearense, da esfera estadual do governo, localizada na cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo visando conhecer qual é o tipo de gerência da unidade hospitalar: sua rotina, seus processos, seus valores e desafios. Também se pretende analisar a forma e o modelo de gestão organizacional, bem como as características e os resultados da instituição.
O HGPMJMA foi a instituição escolhida pela possibilidade conferida à equipe de vivenciar a rotina diária de um hospital público, de maneira que esse subsistema governamental pôde ser melhor compreendido pelo grupo de estudantes de Administração em Gestão Pública. Na organização em foco, recentemente ocorreu uma mudança em sua administração: o referido nosocômio foi transferido do âmbito da Polícia Militar para a rede SESA/SUS, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Essa modificação permitiu a realização de uma análise comparativa entre dois modelos de gestão (burocrático e gerencial) e dois tipos de organização (linear e funcional).
O trabalho de campo foi realizado e os procedimentos metodológicos utilizados foram entrevistas e consulta ao acervo da instituição. Funcionários, civis e militares, responderam ao questionário. Na coleta de dados documentais, foram analisados alguns recreatórios da direção administrativa.
As perguntas feitas pela equipe se concentraram em buscar informações