trabalho
Técnico em Alimentos – COALI 1081
Rayane Melo
Trabalho de História
Coxim-MS
Introdução
Os portugueses não satisfeitos em ganhar apenas o lucro que obtinham das indústrias açucareiras buscaram novas formas de obter mais prosperidade, assim usufruíram o que a colônia brasileira podia lhes oferecer, alguns aspectos importantes podem ser vistos mostrando que várias são as formas utilizadas para adentrarem além do litoral em busca de “coisas novas”, mostra-se também que isso gerou diversas rebeliões devido a descuidos.
A expansão territorial no Brasil colônia
Diversos fatores contribuíram para o modo como o território brasileiro do período colonial foi sendo ocupado, povoado e, posteriormente, ampliado. Até o fim do século 16, os portugueses pouco conheciam as características das terras do interior da colônia. Mesmo depois do início do processo de colonização, com a criação das capitanias hereditárias, entre 1534 e 1536, e com o estabelecimento do Governo Geral, em 1549; as terras do interior ainda tinham sido pouco exploradas.
A colonização do território brasileiro seguiu inicialmente um padrão típico de ocupação e povoamento das regiões litorâneas. Ocupar e povoar o litoral eram um fator estratégico para a consolidação da posse de Portugal sobre as novas terras, afastando-se assim o risco de incursões e invasões estrangeiras por mar. Mas a expansão territorial brasileira está associada à diversidade de atividades que foram se desenvolvendo no Brasil Colônia à medida que foi ocorrendo à expansão demográfica e também em decorrência da crise do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste.
Após a União Ibérica (1580-1640), houve a anulação do Tratado de
Tordesilhas, que possibilitou que as terras mais afastadas do litoral brasileiro pudessem ser ocupadas pelos colonos, e ainda mais porque eram áreas que não interessavam na colonização espanhola.
O litoral, onde se encontra a região Nordeste, foi o primeiro local da
ocupação