Trabalho
A população de Omã está estimada em
2 622 198 habitantes, o que corresponde a uma densidade populacional bastante baixa (14,13 hab./km2). Golfo de Omã :
O golfo de Omã é um estreito que liga o mar Arábico ao golfo Pérsico. Na costa norte fica o Irã, e, na costa sul, Omã em toda a parte leste, e os Emirados Árabes
DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: árabes omanis
(73,5%), paquistaneses (21%), outros (5, 5%)
Idioma: árabe (oficial)
Religiões principais: islamismo (cerca 89 %)
IDH: 0,846 - elevado (2007)
A principal religião do país é a islâmica, seguida por reduzidas minorias de hindus e cristãos (católicos, anglicanos e protestantes).
A estrita observância da fé islâmica limita a vida cultural de Omã, que registrou maior desenvolvimento a partir de 1970. A manifestação mais original da arte nacional é a pitoresca arquitetura dos velhos castelos.
A escassez de água para irrigação dificulta o desenvolvimento da agricultura, que tem na tâmara o principal produto. As tribos nômades do interior criam ovelhas, cabras e camelos. A pesca no litoral e no estreito de Ormuz proporciona matériaprima para a indústria de conservas, que exporta peixe seco e farinha de peixe. O nome oficial do Omã é Sultanato de
Omã, uma nação localizada na Arábia, na área do extremo oriente da
Península Arábica. A capital do país é
Mascate.
Em Omã não há rios nem lagos. O clima é muito quente e seco. A maior parte do país é formada por um deserto rochoso e as únicas regiões úmidas são o nordeste e sudoeste.
O solo de Omã está cada vez mais salinizado pela exploração desenfreada e mal coordenada das reservas subterrâneas de água doce, o que muitas vezes permite a invasão de água salgada no lençol freático das planícies costeiras.
Tamaras são muito cultivadas em Omã .