Trabalho
Introdução
A problemática no convívio escolar, esse tema surgiu diante dos acontecimentos dos últimos anos, que tem sido cada vez mais abrangido no âmbito nacional. O assunto que será aqui abordado é de grande importância e preocupa toda a esfera pública e em foco a população. O trabalho do Assistente Social é de suma importância, pois esta diretamente ligada na reorientação voltada tanto para educação como para o social. Desenvolvendo seu papel no intuito de instruir e orientar sobre comportamentos, vulnerabilidades, desigualdades sociais e raciais direitos e obrigações para com toda a sociedade. Os alarmantes casos e números de violência que se constata nas escolas brasileiras, servem de alerta para a fundamental necessidade do profissional de Serviço Social nas escolas em um âmbito geral. Vale ressalta que, a presença do assistente social é importante para que o processo de identificação e mediação dos conflitos com o intuito de evitar o agravamento destas tensões. O envolvimento do profissional desta área nas questões que se trata de educação esta ligado ao seu comprometimento com os princípios de ordem social. Um dos maiores empecilhos e dificuldades para o profissional de assistência social diz respeito ás questões metodológicas em suas pesquisas, a cerca das características dos procedimentos adequados, para a realização da mesma. Assim sendo este estudo tem por finalidade sintetizar algumas características de modalidades de pesquisas.
Delimitação e formulação do problema
Para Demo (1994/2000), existem quatro gêneros de Pesquisas:
- Pesquisa teórica, dedicada a construir teoria, conceitos, ideias, ideologias polêmicas, de forma imediata aprimorando fundamentos teóricos.
- Pesquisa metodológica, refere-se ao tipo de pesquisa voltada para a inquirição de métodos e procedimentos adotados como científicos.
- Pesquisa empírica, é aquela pesquisa dedicada ao tratamento