TRABALHO
Imagens nas
Lentes
Lentes Esféricas
Um dos componentes ópticos mais utilizados para a formação de imagens em diversos sistemas ópticos é a lente. Por exemplo, elas são bastante utilizadas em máquinas fotográficas, filmadoras, telescópios, microscópios e principalmente na correção visual das pessoas.
Antigamente as lentes eram produzidas por exímios artesãos que as confeccionavam a partir de blocos de vidros. Esses profissionais, dotados de muita paciência, faziam o desgaste correto no vidro e, para finalizar, poliam a lente até que não restasse nenhum risco. Hoje sabemos que existem máquinas que realizam esse trabalho, sendo mais utilizado o plástico, pois barateia o custo.
De forma parecida com a dos espelhos, as lentes têm por finalidade modificar os raios de luz que nelas incidem. Elas mudam a trajetória dos raios por meio da refração.
Sendo assim, podemos classificar as lentes em convergente e divergente.
Lentes Convergentes
Tipos de Lentes Convergentes:
A figura acima nos mostra como se dá a formação da imagem A do ponto luminoso em uma lente convergente. Os raios que saem deste ponto e chegam até a lente são refratados e convergem para o ponto I, formando uma imagem do ponto luminoso. Um observador que recebe estes raios tem a impressão de que eles estão partindo do ponto onde está a imagem.
Para encontrar a imagem de um objeto extenso, encontramos a posição da imagem de cada ponto luminoso da sua superfície. Na figura abaixo mostramos a formação da imagem de uma seta com uma lente convergente. Por simplicidade usamos apenas dois raios saindo de cada ponto extremo da seta para encontrar a posição da imagem daqueles pontos. Os pontos intermediários podem ser encontrados da mesma maneira, ou fazendo um desenho em escala do objeto.
Uma lente é dita convergente quando ela consegue direcionar todos os raios de luz que incidem sobre sua superfície para um único ponto localizado sobre seu eixo principal.
Lentes Divergentes
Tipos de Lentes