TRABALHO
EXÓGENAS
Alunos:
Lais de Carvalho
Lucas
Mayra
Rosemaria
Christiane
Janaína
INTRODUÇÃO
Um tóxico é qualquer substância, que, quando ingerida, inalada, absorvida, aplicada na pele ou produzida dentro do corpo em quantidade relativamente pequenas, lesa o corpo através de sua ação química. Os tóxicos podem penetrar por qualquer via, mas as mais comuns, pela ordem de frequência, são a digestiva, a respiratória e a cutânea.
Intoxicação é a manifestação, através de sinais e sintomas, dos efeitos nocivos produzidos em um organismo vivo como resultado da sua interação com alguma substância química (exógena).
INTOXICAÇÃO EXÓGENA
Pode ser definida como a consequência clínica e/ou bioquímica da exposição à substâncias químicas encontradas no ambiente ou isoladas.
Ambientes: água, ar, alimentos, plantas, animais peçonhentos ou venenosos, etc.
Isoladas: pesticidas, medicamentos, produtos de uso industrial e domiciliar, etc.
Intoxicação exógena aguda (IEA) representa hoje 5% a
10% dos atendimentos no pronto socorro, sendo que apenas 5% do total realmente necessitarão de cuidados em unidade de medicina intensivos. O grande volume de ocorrência é de emergência psiquiátrica, como ideia e tentativa de suicídio sejam com uso de medicamentos ou drogas ilícitas ou licitas e o uso inadequado de agrotóxico.
VIAS DE INTOXICAÇÃO
Um tóxico pode penetrar no organismo por diversos meios ou vias de administração:
Ingerido - Ex.: medicamentos, substâncias químicas industriais, derivados de petróleo, agrotóxicos, raticidas, formicidas, plantas, alimentos contaminados (toxinas).
Inalado – gases e poeiras tóxicas. Ex.: monóxido de carbono, amônia, agrotóxicos, cola à base de tolueno (cola de sapateiro), gases liberados durante a queima de diversos materiais (plástico, tintas, componentes eletrônicos), etc.
Absorvido – inseticidas, agrotóxicos, etc.
Injetado – toxinas de diversas fontes como aranhas, escorpiões, cobras, ou drogas injetáveis, etc.
PRINCIPAIS