Trabalho
Professor: Pablo Moretti.
Turma: Técnico em Recursos Humanos 01/2015.
Alunas: Daiana G. P. Fragundes e Sabrina Bértoli Fernandes.
Atividade sobre a história da Administração.
Podemos dizer que Administração sempre existiu, porém primeiramente de uma forma empírica, experiências que eram passadas de geração em geração. A Administração foi evoluindo através do tempo, também foi fortemente influenciada pela Igreja Católica e as Organizações Militares, mas, só passou a ser reconhecida como ciência depois da revolução industrial.
Algumas pessoas contribuíram para o seu desenvolvimento, e se tornaram ícones dessa história, é o caso de Frederick Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber.
Taylor: É considerado o pai da administração científica, ele acreditava no conceito do "homem econômico" (uma peça a ser controlada). Taylor deu ênfase a tarefa e a rotinização do trabalho.
Ford: Ele utilizou à risca os princípios de padronização e simplificação de Taylor, e desenvolveu outras técnicas avançadas para a época, introduziu a primeira linha de montagem automatizada e sua empresa se tornou modelo de produção em massa.
Fayol: Seus estudos enfatizavam a função de comando, delegar tarefas, Fayol estabeleceu funções administrativas e criou princípios de uma boa gestão.
Weber: Ele foi o primeiro teórico que, em uma análise voltada para a estrutura, acreditava que a burocracia era a organização por excelência.
A situação criada pela era industrial, fez com que surgissem as associações de trabalhadores, que deu origem aos sindicatos, a partir daí a administração começou a ser mais humanista, e um dos mais importantes nomes representando essa transição é Elton Mayo.
Mayo coordenou uma experiência realizada na Western Electric Company em Hawthorn, que é responsável por identificar a "estrutura informal" dentro da empresa, essa experiência rendeu várias conclusões relacionadas ao comportamento humano.
Para a