GEST O DE PESSOAS
Módulo: 01
Atividade: Individual
Título: Motivação
Aluno: Ivelândia Santana Neves
Disciplina: Gestão de Pessoas
Turma: A - BNB
Introdução
Um dos principais objetivos de uma boa gestão é a capacidade de estimular os seus colaboradores a contribuir para o bom desempenho da empresa dando o melhor de si. Cabe ao gestor também propiciar aos seus colaboradores um ambiente agradável para que haja o desenvolvimento da criatividade, da comunicação e proatividade da sua equipe. Em virtude da motivação ser intrínseca
Teorias sobre motivação
Teoria de Maslow – Na década de 50 Abraham Maslow, desenvolveu uma teoria que tinha como centro principal a questão das necessidades humanas. Para ele, essas necessidades estavam organizadas hierarquicamente em primárias e secundárias. No primeiro momento as pessoas tentam satisfazer as necessidades fisiológicas (fome, sede, sono, sexo) e de segurança (salário, casa própria, aposentadoria,), quando conseguem vão em busca das necessidades secundárias (afetivo-sociais, de estima e auto-realização).Segundo Maslow, à medida que as necessidades mais baixas da hierarquia vão sendo satisfeitas elas vão dando lugar às outras de graus mais elevados.
Teoria de Herberg – Na década de 60 Frederick Herzberg focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria, destacando dois fatores importantes: higiênicos e motivacionais. Os fatores higiênicos localizam-se no local de trabalho e são tais como: salário, benefícios sociais, condições físicas de trabalho, modelos de gestão e relacionamento com os colegas. Os fatores motivacionais são intrínsecos e dizem respeito a nossos sentimentos de auto realização e reconhecimento. Segundo Herberg, se conseguimos alcançar os fatores higiênicos não ficamos insatisfeitos, mas também não trazem nenhum grau de satisfação, enquanto os fatores motivacionais se presentes, em nossa vida, causam-nos satisfação.Para ele satisfação ou insatisfação são questões de ego.
Teoria