Trabalho
A Sadia foi fundada em 1944, aproveitando-se do cenário econômico favorável criado pelos problemas de desabastecimento da 2a Guerra Mundial, em que as importações de produtos foram proibidas. A empresa foi fundada por Atílio Fontana, no Município de Concórdia, no Estado de Santa Catarina, a partir da aquisição de ume empresa já existente que estava em dificuldades financeiras, a Sociedade Anônima Indústria e Comércio Concórdia. O nome da nova empresa foi definido a partir da junção das letras “S” de “Sociedade”, “A” de “Anônima” e “DIA” de “ConcórDIA”.
Em 1955, a Sadia criou uma empresa de transportes aéreos para fazer a distribuição de seus produtos perecíveis, conseguindo abastecer e conquistar importantes segmentos do mercado das Regiões Sul e Sudeste. Esta empresa, em 1972, foi depois o embrião que originou o surgimento da falida Transbrasil.
Nos anos 90 a Sadia iniciou o seu processo de internacionalização, começando a exportar seus produtos para a Argentina, até atingir, nos primeiros anos do século XXI, 40 países, além de ser constituída por 19 empresas em diversas regiões do Brasil. A Sadia foi líder do ranking de vendas de aves e carne industrializadas de suínos e bovinos, o segundo lugar no mercado de soja, líder do mercado de frios e de comida pronta congelada.
Com sua presença internacional, a Sadia tinha muitas transações em moeda estrangeira e fazia operações nos mercados bancários estrangeiros, até então tidas como normais e necessárias às suas atividades regulares. Tais operações eram explicadas nas suas demonstrações contábeis e pelos seus administradores como de “hedge”, ou seja, como de proteção para as suas finanças. Soube-se depois que, desde pelo menos meados de 2007, a empresa vinha investindo em contratos de derivativos financeiros em dólares norte-americanos de alto risco (“target forward”).
A operação financeira feita pela Sadia era uma aposta duas vezes na valorização do real. O 1o. Passo era a venda de