Trabalho
Você sabe o que aquele simples resto de óleo utilizado para fritar alimentos em sua casa pode causar ao meio ambiente se jogado no ralo da pia ou na descarga do banheiro? Segundo Josenildes Gomes, engenheira química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para cada litro de óleo descartado incorretamente, 10 mil litros de água são contaminados.
O ideal é que, depois de pronto, a pessoa aguarde 10 dias para utilizar o produto. Ainda de acordo com Josenildes, o indicado é que ele seja usado para lavar pratos, roupa ou na limpeza geral da casa. Só não é aconselhado para banho.
Sabão caseiro: 10 receitas descomplicadas
Em todas as receitas é muito importante lembrar que a soda cáustica é um produto tóxico e corrosivo, precisa ser manuseada com cuidado e utilizando luvas, máscara e óculos de proteção. No processo para diluir a soda em qualquer produto líquido, a mistura solta um gás que pode ser tóxico, por isso, tome muito cuidado.
Mantenha sempre as crianças longe da preparação dos sabões. Todas as receitas usam produtos tóxicos ou quentes.
Foto: Thinkstock
1. Sabão líquido com óleo e álcool: o mais rápido
2 litros de óleo de cozinha usado
2 litros de álcool
1/2 kg de soda em flocos ou escamas
Em um balde misture o álcool e a soda, depois, acrescente o óleo e mexa até fica homogêneo. Aguarde aproximadamente 30 minutos e acrescente dois litros de água fervente e dissolva o conteúdo.
Depois, misture 20 litros de água em temperatura natural. Guarde em recipientes. Este sabão é ótimo para limpeza geral.
2. Sabão em barra com óleo e álcool: o mais famoso
1 kg de soda cáustica em flocos
2 litros de água
4 litros de óleo de cozinha
1 litro de álcool
5 ml de essência
Se preferir, você pode colocar elementos decorativos, como ervas aromáticas, especiarias, flores secas, conchas etc.
Coloque no balde a soda cáustica e adicione lentamente 2 litros de água quente. Misture com muito cuidado utilizando a colher de pau até a soda cáustica dissolver completamente.