DIEGO
A caixa de inspeção é muito importante para a manutenção, a limpeza e o desentupimento dos tubos. O ideal é colocar uma caixa de inspeção para o esgoto que vem do banheiro. A caixa de gordura da cozinha é ligada a com um tubo de 75 mm a caixa de inspeção de esgoto do banheiro, que também recebe a tubulação de 75 mm da caixa de inspeção da lavanderia, e sai com uma tubulação de 100 mm para ser ligada em outra caixa na divisa do terreno, que é ligada a rede pública. As caixas de inspeção são construídas em alvenaria de blocos com 60 x 60 cm e profundidade de 20 cm até 1 m, revestidas com argamassa de cimento de 1:3 e aditivo impermeabilizante dentro e fora. No fundo é bom fazer uma canaleta pra ligar os tubos e conduzir o esgoto.
Entre a caixa de gordura e a caixa de inspeção deve ser respeitada uma distância mínima de 1m, não podendo haver, em hipótese alguma, parede comum às duas caixas.
2) Caixa de inspeção para água pluvial
São utilizadas para recolher detritos contidos nas tubulações de águas pluviais, e permitem inspeção do sistema. São indicadas para redes enterradas de drenagem pluvial até DN100, em obras residenciais ou comerciais.
3) Caixa sifonada
A caixa sifonada é uma caixa de coleta de água que funciona como sifão e impede o mau cheiro no banheiro. Ela é colocada no piso, e recebe as águas servidas do lavatório, do chuveiro pra fazer ligação com tubos maiores do sistema. E a parte de dentro fica sempre cheia de água pra impedir que o cheiro do esgoto entre em casa. É preciso colocar sifão nas pias, lavatórios e também ralos sifonados no piso. Eles são dos mais diversos tipos de tamanhos, mas todos funcionam como a caixa sifonada: evitam que o mau cheiro entre
.
4) Fossa Séptica
As fossas sépticas são instalações que atenuam a agressividade das águas servidas. Existem vários tipos de fossas, alguns já patenteados. Fisicamente consistem basicamente em uma caixa impermeável onde os esgotos domésticos se depositam .