Trabalho
CLAUDIO JOSÉ DE GODOY
94901368087
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL/UNOPAR
Claudio.j.godoy@hotmail.com
Resumo
Neste artigo de opinião buscar-se-á contextualizar sobre um novo tema em pauta dentro das organizações, entre políticos, ambientalistas, críticos da mídia e até mesmo no dia-a-dia de todos nós. Este tema trata-se de desenvolvimento sustentável, o qual remete a todos a responsabilidade pelo nosso futuro e nosso ambiente.
A discussão do assunto começou nos anos 80, com o surgimento do movimento ambientalista; nos anos 90 a discussão abrangeu aspectos sociais e somente nos últimos anos ganhou amplitude, convergindo para o conceito de sustentabilidade atual. O conceito foi criado pelo inglês John Elkington, fundador da consultoria Sustainbility uma das mais conceituadas do mundo no quesito ambiental. Para John e seus seguidores as empresas não são capazes de consolidar-se permanecendo no mercado sem levar em consideração os aspectos ambientais, sociais, econômicos e financeiros. A prestação de contas ambientais, sociais e econômicas tornou-se uma tendência irreversível.
PALAVRAS CHAVE
Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade. Responsabilidade verde.
1 Introdução
A sustentabilidade surge como um novo conceito de gestão. Modismo, utopia desencadeada pela ênfase ao verde ou simplesmente a constatação de um problema existente por vários anos com consequências ambientais, sociais e até econômicas em diversas regiões do Brasil e do mundo.
O meio ambiente dá sinais a todos o momento, advertindo da necessidade de buscar medidas rumo à preservação da vida na Terra. As ameaças do aquecimento global, seguidos de terremotos, inundações, incêndios e furacões, provocaram grandes áreas devastadas e mortes de centenas e ou milhares de seres humanos, fauna e flora. Todos estes acontecimentos propiciaram a discussão sobre o assunto tanto no contexto político