Trabalho
As cáries são orifícios e lesões estruturais nos dentes, sinais de deterioração.
Causas: As bactérias estão presentes naturalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e formam uma substância pegajosa chamada placa, que adere ao dente. Ela é mais proeminente nos molares traseiros, logo acima da linha da gengiva em todos os dentes, e nas bordas das obturações. A placa que não é removida dos dentes se mineraliza formandotártaro. A placa e o tártaro irritam as gengivas, resultando em gengivite e, por fim, periodontite.
A placa começa a se acumular nos dentes dentro de 20 minutos após comer (o período em que a maior parte da atividade bacteriana acontece). Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira, as cáries não só aparecem, como se proliferam.
Coisas que ajudam na ploriferaçao da carie são os carboidratos e o microbiota carioganica
Sintomas: Durante muito tempo as cáries evoluem assintomaticamente. Normalmente elas só provocam dor de dentequando crescem muito e afetam os nervos (principalmente após ingerir alimentos ou bebidas doces, quentes ou frios); mau hálito e/ou fraturas no dente. Se não forem tratadas, as cáries poderão dar origem a um abscessoósseo ou mesmo à perda do dente. Os sinais mais chamativos das cáries são pontos escuros ou orifícios visíveis nos dentes, geralmente também de cor escura.