Trabalho
Sociologia
Pierre Bourdieu nasceu em Denguin, França no dia 1 de agosto de 1930, formado em filosofia e era professor, e depois foi um importante filósofo, sociólogo e comentarista político. Bourdieu conceituou campo, habitus e poder simbólico.
Os campos, segundo Bourdieu, têm suas próprias regras, princípios e hierarquias e se caracterizam por espaços sociais, mais ou menos restritos, aonde as ações individuais e coletivas se dão dentro de uma normatização, criada e transformada constantemente por essas próprias ações. Um exemplo a faculdade é um campo e fora da faculdade é outro campo.
Bourdieu diz que para ele há diversos tipos de capital, o capital econômico, o cultural, o social e o simbólico. Do capital simbólico devirá o poder simbólico que é um poder que aquele que lhe esta sujeito dá àquele que exerce um credito com que ele o acredita. É um poder que existe porque aquele que lhe esta sujeito crê que ele existe. Exemplo é as pessoas que possuem um maior capital econômico tem mais oportunidades de adquirir as coisas.
Habitus é um sistema aberto de disposições, ações e percepções que os indivíduos adquirem com o tempo em suas experiências sociais tanto na dimensão material quanto simbólica, cultural. O habitus, no entanto, além do individuo diz respeito às estruturas nas qual esta inserido, habitus traduz a forma de estilos de vida, julgamentos políticos, morais e éticos. É também um meio de ação que permite criar ou desenvolver estratégias individuais ou coletivas. Exemplo numa sala de aula cada um tem um mesmo habito de estudar, mas fora nos serviço de cada pessoa os hábitos são diferentes.
Morreu dia 23 de janeiro de 2002 na cidade de Paris.