Trabalho
ERP é um sistema de gestão empresarial, um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, recursos humanos, produção e logística. Criando um banco de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação e facilitando as tarefas de rotinas.
O software é desenvolvido no conceito “toque único”, pois oferece um lançamento de informações para todos os setores. Com isso surgem as vantagens, como por exemplo, redução de custos, diminuição do tempo dedicado a cada tarefa e otimização do fluxo de informações para a tomada de decisões. Tudo para tornar a gestão mais simples e permitir que o foco da empresa seja o mercado. Até porque utilizando o ERP torna-se inútil o fato de ter mais de um software na empresa, pois este já aborda todos os assuntos desejados dentro da organização, tornando a comunicação interna mais fácil e menos custosa. O departamento financeiro, por exemplo, pode saber rapidamente quanto dinheiro destinar à quitação de impostos e quanto direcionar ao pagamento de funcionários, de acordo com as informações que o setor de gestão de recursos humanos disponibilizar no sistema. O gestor de um determinado departamento pode avaliar o desempenho de um funcionário e discutir junto com o gerente de RH quanto a empresa pode lhe oferecer de aumento. O departamento de marketing pode consultar o controle de vendas, perceber que um determinado produto não está tendo a saída desejada e desenvolver uma nova estratégia para reverter este quadro, ao mesmo tempo em que verifica se a verba disponibilizada é suficiente para este trabalho ou se é necessário marcar uma reunião para solicitar mais recursos.
Note-se que com sistemas distintos os setores teriam mais dificuldades para se comunicar resultando assim um maior consumo de tempo, mais