Trabalho
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
DIREÇÃO DE ENSINO DO CÂMPUS PORTO VELHO ZONA NORTE
Silvana de Gois da Silva
Orientação para a Prática Profissional
Ciência e Tecnologia –IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte,
Como requisito avaliativo da Disciplina de Orientação para a Prática Profissional.
Os artigos cientifico
Primeiro Desse modo, Jocelyn de Noblet, organizador do CRCT e responsável pela publicação da revista Cultura Técnica, coordenou em 1981 a publicação de um Manifesto para o desenvolvimento da cultura técnica, prefaciado por André Leroi-Gourhan (CRCT, 1981). Nesse manifesto lê-se o seguinte diagnóstico:
Parece, portanto, evidente que aquele que não tem cultura técnica vive na ignorância de seu próprio meio. Encontra-se, pela mesma razão, duplamente alienado: por um lado não domina o seu meio e, por outro, essa falta de domínio o coloca socialmente na dependência permanente de organizações e indivíduos que têm as competências que ele não tem. (...) Acreditamos, portanto, que uma cultura técnica é necessária porque pode ser compreendida como a possessão de um mínimo de conhecimentos e de habilidades que nos permitam a reapropriação do meio em que vivemos. Queremos dizer que ela é uma das condições a partir das quais é possível se apropriar das técnicas e que a partir dela se pode mais facilmente evitar a dependência, até mesmo a alienação» (CRCT, 1981, p. 11-12)
As citações longas estão de acordo com as normas da ABNT, porém as curtas não contem aspas e nem a página da qual se foi consultada.
Esse estudo adquire maior interesse hoje, na medida em que a diversidade da oferta de tecnologias é obra de uma diversidade ainda maior de atores sociais (MACKENZIE & WAJCMAN, 1999).
Já este outro artigo de teconolia da