trabalho
PROF. Mário Arreguy
ESTUDO do LIVRO:
COLI, Jorge. O que é Arte. 13. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993(91). [Disponível em cópia no quiosque do xerox –pasta de história da arte- e na biblioteca]
ATIVIDADE:Responder às questões abaixo:
INTRODUÇÃO
1. Jorge Coli afirma que “se a arte é noção sólida e privilegiada, ela possui também limites imprecisos” (p.10). O que significa dizer que é “noção sólida e privilegiada”? E o que significa dizer que “arte possui limites imprecisos?
2. Nossa cultura estabelece instrumentos para decidir o que é ou não arte. Um deles é o discurso sobre o objeto artístico. Explique-o e crie um exemplo de discurso legitimador de obras de arte.
3. Um outro instrumento para determinar o que é arte em nossa cultura são os locais de exposição/exibição. Explique este instrumento e indique dois locais que você conhece ou tem notícia de que são locais de exposição∕exibição.
4. Quais seriam os inconvenientes, segundo o autor, de serem estes os dois critérios capazes de determinar socialmente o que é arte no mundo atual?
A INSTAURAÇÃO DA ARTE E OS MODOS DO DISCURSO
5. Qual o sentido antigo de obra-prima e qual o sentido novo de obra-prima?
6. Como eram avaliadas as obras-primas no sentido antigo e como são avaliadas no sentido novo?
7. Qual a diferença entre o crítico de arte e o historiador?
8. Formule uma questão sobre isto [não necessariamente uma pergunta!] ARTE PARA NÓS
9. Comente: “a idéia de arte não é própria a todas as culturas. A nossa possui uma maneira específica de concebê-la”. P.64
10. Que campo de técnicas artísticas dá conta da manutenção e da sobrevivência material dos objetos artísticos?A que “ruídos” se refere o autor, é possível contorna-los?
11. Formule uma questão sobre a restauração das obras de arte.
NÓS E A ARTE
12. Quais são os dois registros diferentes que alimentam a obra de arte? Pense