Trabalho
1) O que é a aprendizagem organizacional? De que formas os gestores podem promover o desenvolvimento da aprendizagem organizacional atuando em diversos níveis da organização? E utilizando a gestão do conhecimento?
R: Aprendizagem organizacional é o processo pelo qual os gestores buscam melhorar o desejo e a capacidade de membros da organização de compreender e gerir a organização e seu ambiente de modo que possam tomar decisões que continuamente aumentem a eficácia organizacional. Existem dois tipos principais de aprendizagem – exploração e prospecção – e ambos são necessários para melhorar a qualidade da tomada de decisão.
Os gestores precisam compreender como a estratégia e a estrutura atuais de uma organização podem restringir a aprendizagem organizacional, e precisam impedir o surgimento de vieses cognitivos que reduzem a aprendizagem e distorcem a tomada de decisão.
2) Como a gestão do conhecimento pode promover a aprendizagem organizacional? O que determina que tipo de sistema de gestão do conhecimento uma empresa deve adotar?
R: O problema que muitas empresas encontram são um aviso sobre a necessidade de incentivar a aprendizagem organizacional para que elas tenham a capacidade de continuamente se adaptar e modificar seus ambientes. Estratégia e estrutura são as ferramentas que uma organização usa para forjar seu futuro: as decisões sobre a estratégia e estrutura que uma organização faz hoje vão determinar seu destino por anos a partir de agora. Muito frequentemente, os gestores veem estratégia e estrutura como imutáveis e não como fatores a serem experimentados e alterados para mover a organização para a frente.
3) Como os vieses cognitivos afetam a aprendizagem organizacional e a qualidade da tomada de decisão? O que pode ser feito para reduzir seu impacto negativo?
R: Vieses cognitivos podem distorcer a forma como os gestores processam informações e tomam decisões. Vieses cognitivos comuns incluem a dissonância