Trabalho
1- Onde se passa o filme? Qual seu cenário principal?
2- Quem são seus protagonistas? Caracterize o seu contexto histórico.
3- A flexibilidade para ingressar na vida profissional é uma realidade do jovem trabalhador. Hoje temos que fazer diversas tarefas em uma empresa e temos que nos adaptar a essas mudanças constantes. A situação que Andy vive para conseguir o emprego, representa a realidade do trabalhador brasileiro? Justifique.
4- Que habilidades e competências se fizeram necessárias para que Andy exercesse a função de assistente de Miranda Priestly?
5- O fato do filme não ser tipicamente comum onde a mocinha termina feliz e a vilã arrependida, por abordar as questões empresariais com certa verdade e crueldade, por tratar do relacionamento interpessoal com a maturidade e despotismo, que lições você consegue tirar do filme?
6- A sátira as grandes corporações da indústria da moda, com uma chefe durona, fria e calculista, ditando ordens para suas secretárias, manobrando sua equipe e concorrentes em nome da sua carreira. Que valores essa personagem apresenta a sociedade materialista?
7- Quando Andy fala que sua vida pessoal está por um fio e Nigel, o diretor de modas lhe diz “isso acontece quando o trabalho vai bem” e pede para ela avisá-lo quando a vida toda dela for pelos ares, porque significa que a mesma será promovida, poderíamos dizer que essa visão capitalista do se dar bem no trabalho é incompatível com a vida pessoal? Justifique.
8- Considerando a frase capitalista “Os fins justificam os meios” você considera ético o que Andy fez com o escritor para conseguir o livro?
9- Seria correto afirmar que as questões pós modernas do narcisismo, da busca por uma carreira pessoal bem sucedida e o poder como fim absoluto, são valores que descartam as relações afetivas tratando como meros bens de consumo?
10- Miranda Priestly, no seu templo de poder – a revista Runway