Baunilha
Foi levada pelos espanhois no seculo XVI mas só chegou a europa na segunda metade do seculo (junto com o cacau).
Só a partir do seculo XVII é que sua aceitacao se tornou maior, quando foi apresentada a rainha isabel I de inglaterra pelo farmaceutico hugh morgan, que tambem a apresentou a charles de l'ecluse, que foi o primeiro a publicar na europa uma descricao naturalista da vagem a qual chama de "concha aromatica alongada". A baunilha virou uma paixao na europa, Perfumando Os Cremes E Reinando Na Culinaria dos Doces; sendo cada vez mais apreciada na corte francesa de Luis XVI.
Diz-se que a baunilha foi o unico tesouro que os espanhois nao conseguiram levar dos astecas e implantar na europa. A planta crescia bonita , mas nada de dar frutos. A razao era a falta de inseto polinizadores.
Somente em 1836, quando o botânico belga Charles Morren conseguiu a polinização artificial, é que o cultivo da baunilha se difundiu.
Em 1841, um jovem escravo de 12 anos, chamado Edmond Albius descobriu, por ele mesmo, a técnica da polinização manual. Assim, em 1848, o departamento ultramarino francês de Réunion exportou para a França cerca de 50 favas. Devido ao grande sucesso deste cultivo, a cultura da Vanilla foi introduzida nas ilhas vizinhas (Madagascar, Comores, Santa Maria) e em 1898, cerca de 200 toneladas de vagens foram produzidas pelas colônias francesas.
A descoberta da polinização artificial e a venda de mudas permitiram o desenvolvimento do cultivo comercial da Vanilla nas regiões tropicais e, além da França, a Inglaterra e a Bélgica cultivaram esta orquídea em muitas de suas possessões