Trabalho
Nome : William Jordao Sousa RA: 0000001033
ABSTRACT WINDOWS TOOLKIT - AWT
São ferramentas de controle de janelas do java também conhecidas por AWT (Abstract
Window Toolkit) são uns dos pontos fortes do java. Estas ferramentas fornecem toda a funcionalidade que se podia esperar de um sistema moderno de janelas. O AWT contem os mais usados componentes das interfaces gráficas atuais portanto habilita a aplicação a ser executada em sistemas gráficos completamente diferentes.Apresentaremos os seguintes componentes: Buttom, Canvas, Checkbox,Container, Label, List, Scrollbar e TextComponent. Mas para um bom entendimento destes componentes é necessário primeiro ter uma base sobre manuseio de eventos.
Eventos
Um evento é uma comunicação do mundo externo para o programa que alguma coisa aconteça. Podemos citar como exemplos o clique ou ainda o movimento do mouse. Uma das mais importantes coisas a se entender sobre o AWT é como é feito o manuseio/tratamento destes eventos. Sem eventos sua aplicação não poderia responder as ações do usuário.
Exemplo
import java.awt.*; import java.applet.Applet; public class ex5_1 extends Applet {
Button botão; public void init() { botão = new Button("Clique Aqui!"); add(botão); } public boolean action (Event evt, Object algum) { if (evt.target == botão) { botão.setLabel("OK!!"); return true;
}
else return false;
}
}
Quando um componente que tem a ele uma ação associada é manipulado pelo usuário, o método action() daquele componente é chamado. Neste caso nos estamos usando um botão ao invés de usar uma subclasse de nossa autoria. O tratador de eventos tenta tratar o evento dentro da classe botão, mas como ele não acha o tratador que iria manusear o evento ele passa o evento para cima para o container que contem o componente e assim por diante até que alguém trate o evento.
Todos tratadores de eventos tem uma forma similar a esta. Eles aceitam um parâmetro do tipo Event que prove