Hepatites ( pesquisa)
Hepatite é toda e qualquer inflamação do Fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial até doença fulminante e fatal.
Tipos de Hepatite
Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por Vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). Outras causas: drogas (anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anti-concepcionais, etc.). Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das Células hepáticas.
*Considerada a maior pandemia mundial da atualidade. 60 a 80% cronificam em 15-20 anos, evoluindo para cirrose hepática, e 1-2% para hepatocarcinoma. O Brasil é hoje um país que tem portadores crônicos de hepatite B e hepatite C, segundo conceitos da Organização Mundial da Saúde, de nível mediano: 1-3%.
Hepatite A
É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite. Altamente contagiosa, sua contaminação é direta de pessoa para pessoa ou através do contato com alimentos e água contaminados, os sintomas iniciam em média 30 dias após o contágio. É mais comum onde não há ou é precário o saneamento básico. Uma vez infectada a pessoa desenvolve imunidade permanente. Existe vacina segura para hepatite A. Os sintomas são de início súbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensação de desconforto no abdome, náuseas e vômitos.O período de incubação do vírus da hepatite A é de 30 dias.
Hepatite B
Sua transmissão é através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens, bem como através da relação sexual. É considerada também uma doença sexualmente transmissível. Pode ser adquirida através de tatuagens, piercings, no dentista e até em sessões de depilação. Os sintomas são semelhantes aos das outras hepatites virais, mas a hepatite B pode cronificar e provocar a cirrose hepática. A prevenção é feita utilizando preservativos nas relações sexuais e não