Hepatites B e C
INTRODUÇÃO
O termo hepatite é utilizado para nomear a inflamação aguda ou crônica do fígado. Existem vários tipos de hepatite, dentre esses estão as hepatites virais, ou seja, o agente causador da doença é um vírus. Neste trabalho abordaremos apenas as hepatites do tipo B e C.
As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado, mas têm caráter sistêmico, devido frequentemente afetar outros setores (A. OLIVEIRA LIMA).
O agente causador da hepatite B (VHB) é um vírus DNA, bastante resistente e sobrevive até 7 dias no ambiente na forma infectante. Para este tipo de hepatite, existe vacina eficiente. Já o agente causador da hepatite C (VHC) é um vírus RNA, bem diferente do causador da hepatite B, e possui muitas variações (capacidade de desenvolver mutações) que enganam o sistema imunológico, o que dificulta a fabricação de vacinas . Tanto a hepatite B como a C podem ser crônicas, e as formas de transmissão também são similares: relações sexuais, transfusão de sangue, materiais perfuro cortantes contaminados, e também após o parto. Vale citar também, o alto risco de contaminação através de alicates de unha. No grupo de maior risco de contrair a doença estão: pacientes transfundidos, usuários de drogas (endovenosas), pacientes que realizam hemodiálise e trabalhadores da área da saúde (Dr. Estéfano G.J., 2003).
É muito importante que os profissionais da área da saúde, adquiram conhecimento necessário sobre a doença, não descuidem da prevenção, e atuem na comunidade promovendo a saúde através da informação.
OBJETIVO:
Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o grau de conhecimento dos estudantes e profissionais da área da saúde, no que diz respeito a: prevenção, transmissão, risco de exposição a acidentes e normas de biossegurança; Estimar o percentual dos profissionais com o conhecimento básico sobre a hepatite B e C, e que estão em dia com calendário de vacinação para prevenção da