Biografia de mário de andrade
Adriana Marcondes
Ederson Barbosa
Biografia de
Mário de Andrade
Manoel Ribas, 05 de março de 2013.
Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper _ EMPN
Adriana Marcondes
Ederson Barbosa
Mário de Andrade
Trabalho apresentado com o
requisito para obtenção de nota
na matéria de português lecionada
pela professora Lucélia
Manoel Ribas, 05 de março de 2013.
Introdução:
Vida de Mário de Andrade
Mário Raul Morais de Andrade nasceu em São Paulo no dia 9 de outubro de 1893. De nacionalidade brasileira, com 16 anos, Mário criou seu primeiro poema, assim diz ele em um depoimento no livro “República das letras”:
"O estalo veio num desastre da Central durante um piquenique de subúrbio. Deu-me de repente vontade de fazer um poema herói-cômico sobre o sucedido, e fiz. Gostei, gostaram. Então continuei. Mas isso foi o estalo apenas. Apenas já fizera algumas estrofes soltas, assim de dois em três anos e aos dez, mais ou menos, uma poesia cantada, de espírito digamos super realista, que desgostou muito minha mãe. "— Que bobagem é essa, meu filho?”— ela vinha. Mas eu não conseguia me conter. Cantava muito aquilo. Até hoje sei essa poesia de cor, e a música também. Mas na verdade ninguém se faz escritor. Tenho a certeza de que fui escritor desde que concebido. Ou antes... Meu avô materno foi escritor de ficção. Meu pai também. Tenho uma desconfiança vaga de que refinei a raça...”.
Em 1913 morre seu irmão Renato, devido a complicações em sua cabeça, abalado pelo fato, Mário entra em uma crise emocional e sai passar um tempo na fazenda da família. Depois de retornar, Mário desiste da carreira de concertista devido as suas mãos terem ficado tremulas e então se dedica a carreira de professor de música! Dentre os anos 1915 á 1935, Mário se torna poeta, crítico