Mário de andrade biografia
Em 1904, Mário de Andrade escreveu seu primeiro poema, que era cantado e continha palavras que ele mesmo havia inventado."O estalo veio num desastre da Central durante um piquenique de subúrbio. Me deu de repente vontade de fazer um poema herói-cômico sobre o sucedido, e fiz. Gostei, gostaram. Então continuei. Mas isso foi o estralo apenas. Apenas já fizera algumas estrofes soltas, assim de dois em três anos; e aos dez, mais ou menos, uma poesia cantada, de espírito digamos super realista, que desgostou muito minha mãe. "— Que bobagem é essa, meu filho?" — ela vinha. Mas eu não conseguia me conter. Cantava muito aquilo. Até hoje sei essa poesia de cor, e a música também. Mas na verdade ninguém se faz escritor. Tenho a certeza de que fui escritor desde que concebido. Ou antes... Meu avô materno foi escritor de ficção. Meu pai também. Tenho uma desconfiança vaga de que refinei a raça..." Este o depoimento do escritor a Homero Senna, publicado no livro "República das Letras", Editora Civilização Brasileira - Rio de Janeiro, 1996, 3a. edição, sobre como havia começado a escrever.
Mario de Andrade ingressa no Ginásio N. Sra. do Carmo dos Irmãos Maristas em 1905, e em 1909 forma-se bacharel em Ciências e Letras. Terminado o curso multiplica leituras e freqüenta concertos e conferências.
Já em 1910 ele cursa o primeiro ano da faculdade de Filosofia e Letras de São Paulo,e em 1911 inicia estudos no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Em 1914, Mário perde seu irmão, Renato, que na época tinha apenas 14 anos. Ele morreu devido a complicações decorrentes de uma cabeçada em um jogo de futebol. Abalado pelo fato, e trabalhando em excesso, Mário entra em uma profunda crise emocional,e decide passar um tempo em Araraquara, na fazenda da família. Quando retorna, desiste da