trabalho
A exploração de inertes é muito útil e rentável, quando esta mesma exploração é efetuada de forma sustentável e controlada. Quando não controlada esta atividade pode desencadear graves consequências como vamos abordar ao logo deste trabalho. Para podermos compreender melhor a dimensão deste problema, o nosso trabalho contém esclarecidos conceitos e temas relacionados. A extração de inertes (areias e sedimentos depositados) pode também alterar cursos de rios, sujeitando assim essa mesma área ao perigo de queda ou destruição de edifícios ou infraestruturas, como foi o caso da ponte Hintze ribeiro.
Índice
-Esclarecimento de conceitos:
Ocupação antrópica;
Ordenamento do território;
Risco geológico;
Desenvolvimento sustentável;
Aspetos geomorfológicos dos rios;
Perfis de um rio;
Tipos de leito;
Bacias Hidrográficas/Rede Hidrográficas;
Porquê da ocupação das bacias hidrográficas;
Exemplo de uma bacia hidrográfica (bacia hidrográfica do rio Tejo);
Atividade/impacto geológico de um rio (erosão, transporte e deposição);
Fatores de acção geológica dos rios;
Fatores de risco geológico associados às bacias hidrográficas.
- Plano de exploração da notícia sobre a queda da ponte Hintze Ribeiro
- Extração de inertes
- Notícia sobre a queda da ponte Hintze Ribeiro
-Conclusão
Esclarecimento de conceitos
Ocupação antrópica: ocupação de grandes zonas da superfície terrestre pelo homem com consequente modificação das paisagens naturais.
Ordenamento do território: é um conjunto de processos integrados de organização do espaço biofísico, tendo como objectivo a sua ocupação, utilização e transformação de acordo com as capacidades do referido espaço.
Risco geológico: probabilidade de um acontecimento perigoso ocorrer num determinado local e num certo período de tempo, com prejuízo humano e associado a fenómenos de cariz geológico.
Desenvolvimento