trabalho
O modelo OSI foi criado em 1983, mas só foi formalizado em 1995, Trata-se de uma descrição ou modelo de referência e não um novo padrão estabelecendo o modo como a informação deve ser transmitida entre os pontos de uma rede.
O Modelo OSI permite comunicação entre máquinas heterogêneas e define diretivas genéricas para a construção de redes de computadores (seja de curta, média ou longa distância) independente da tecnologia utilizada.
Está dividido em sete camadas (Física, Enlace, Rede, Transporte, Sessão, Apresentação e Aplicação), cada uma com sua função específica e funcionando independente umas das outras As sete camadas por sua vez, se dividem em dois grupos. As quatro camadas superiores são usadas quando a informação passa de ou para o próprio elemento de rede, enquanto as últimas três camadas são usadas quando a informação é destinada a outro elemento na rede.
Camada Física ou de Acesso ao Meio(1) -A Camada Física é responsável pela interface física entre os equipamentos e os protocolos a serem seguidos para a transmissão das informações entre os diversos sistemas de informação e gerencia a transferência física da informação sobre os meios de transmissão possíveis. A camada física define as características mecânicas, elétricas, funcionais e os procedimentos para ativar, manter e desativar conexões físicas para a transmissão de dados entre as entidades da camada seguinte. Ela envolve a definição de todos os aspectos relacionados com as características físicas (tipos de cabos e conectores), elétricas (níveis de tensão dos sinais, tipos de codificação etc.), funcionais e procedurais do sistema.
Enlace de Dados ou de Ligação Lógica(2) -A Camada de Enlace gerencia a transferência da informação através do canal de transmissão. É responsável pelo controle do fluxo da informação na rede, bem como sua sincronização e garantia de entrega. Proporciona ainda, a detecção e correção de erros de transmissão.
Sua principal função é tornar o meio