trabalho
A redução da maioridade penal em dois anos não significa a diminuição da violência, se isso pudesse ser realmente eficaz outros países já teriam adotado .Os nosso governantes primeiramente deveriam investir em educação e cultura , inserir os jovens no mercado de trabalho.
O Estatuto da Criança e do Adolescente já prevê punição para crianças e jovens infratores. A diminuição da maioridade penal não resolveria o problema da criminalidade no Brasil, visto que, nossos presídios, fundações não cumprem a seu verdadeiro papel que é a realização. Para que essa medida pudesse ser adotada no Brasil ,os nossos governantes poderiam criar programas para manter as crianças e jovens não escolas, qualifica-los é inseri-los mais facilmente no mercado de trabalho. Muitos adolescentes, que são privados de sua liberdade, não ficam em instituições preparadas para sua reeducação. Só investindo em educação ,tecnologia, lazer, o país poderia diminuir a violência e criminalidade.
O voto aos 16 anos é opcional e não obrigatório, direito adquirido pela juventude. O voto não é para a vida toda, e caso o adolescente se arrependa ou se decepcione com sua escolha, ele pode corrigir seu voto nas eleições seguintes. Ele pode votar aos 16, mas não pode ser votado. Nesta idade ele tem maturidade sim para votar, compreender e responsabilizar-se por um ato infracional. Em nosso país qualquer adolescente, a partir dos 12 anos, pode ser responsabilizado pelo cometimento de um ato contra a lei.