Trabalho
Lucas, um homem avarento que acredita no valor do seu trabalho, dispensando qualquer crédito a Deus. Recebe muito dinheiro pela colheita do ano e sai alegremente pelas ruas, satisfeito por ser um homem próspero.
Tal situação muda no momento em que ele recebe a visita dos elementos vitais à boa ceifa, e ainda a visita do Criador, que lhe ensina o verdadeiro sentido da vida e a importância de devolver a Deus as primícias do trabalho.
ELENCO
PERSONAGENS
LUCAS, o avarento. Acredita que tudo vem do seu trabalho, não devendo a ninguém.
O SOL, responsável pela energia que move as estações e marca o período de trabalho;
A ÁGUA, elemento da vida que irriga a plantação e mata a sede de Lucas;
A TERRA, acomoda as plantações e lhes confere os nutrientes necessários a um bom desenvolvimento;
O VENTO, sopra o frescor da brisa matinal e espalha as sementes pelo chão, suavizando o inverno, para que a colheita seja farta;
O GOVERNO, cobra os impostos pela colheita e venda dos produtos;
O CRIADOR, criou os céus e a terra, tudo que neles há e ainda formou o homem do pó para que esse arasse a terra, deu-lhe poder sobre toda a terra, esperando apenas que esse, o amasse e como prova de obediência devolvesse-lhe as primícias de seu trabalho.
Zumira, a esposa de Lucas, cristã tradicional.
ENREDO
Lucas entra pelos corredores contando vantagem pelo lucro obtido de seu trabalho, tenta se esconder de todos os cobradores, repete incessantemente que não deve nada a ninguém, ao ouvir as vozes de sua consciência, acaba descobrindo que deve tudo que tem a natureza, que por sua vez deve tudo a ação criadora de Deus, que tudo fez com seu poder.
Referências Bíblicas
Efésios – 5: 05,- I Coríntios – 5: 10.
Hebreus – 13: 05 ( Seja a vossa vida livre do amor ao dinheiro, e contentai-vos com o que tendes; porque Deus tem dito : De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei).
PRIMEIRO ATO – O SOL ( Gênesis 01 : 14 – 18 )
LUCAS : Ô lasqueira de trem bão sô,