trabalho
A Situação Industrial da Rússia Antes da Revolução:
-A Rússia feudal iniciou sua industrialização, em meados do século XIX. Uma reduzida parcela da burguesia ligada czar e aos senhores feudais associou-se a capitalistas europeus para construir estradas de ferro e fábricas, formando ilhas “desenvolvidas” num país agrário e atrasadas. Assim enquanto a maior parte do país continuava na “Idade Média” com o povo dominado pelos senhores de terra e controlado pela igreja Ortodoxa, começavam a crescer cidades, como Moscou e Petrogado, em torno das ferrovias. A migração de camponeses pobres para as cidades, engrossando o exército de reserva, ajudava a achatar os salários e a aumentar o lucro de um reduzido número de capitalistas nacionais e estrangeiros.
-Em 1894, subiu ao trono czar Nicolau II. Durante esse período, a industrialização cresceu, e assim consequentemente, o número de operários, o que aumentou a atuação do clandestino Partido Social Democrata. Em contrapartida, cresceu também a repressão política, que tentava acabar com esse partido.
-Na indústria foi dada prioridade à produção de bens de equipamento tais como máquinas, siderurgia, metalurgia, em detrimento dos bens de consumo. Quando o primeiro Plano Qüinqüenal chegou ao fim, os resultados foram satisfatórios. A URSS estava se transformando num país industrializado. Do ponto de vista econômico era uma potência mundial.
Indústria Russa Durante a Revolução Russa:
-A burguesia tinha um papel político limitado nas cidades e não tinha apoio devido para a configuração de uma economia industrializada. O parque industrial desenvolvido na Rússia era fruto da entrada de capitais de investimento estrangeiros interessados em ampliar mercados e reduzir custos de produção, na sua maioria. A classe operária, proveniente do tímido processo de industrialização, não tinha força política suficiente para exigir direitos.
-Com a Primeira Guerra, os gastos agravaram a situação