literatura ralismo
O realismo é a forma de apresentar ou considerar as coisas tal como são. Uma postura realista não exagera nem atenua os acontecimentos/factos. Por exemplo: “Vejamos a situação com realismo: o quadro clínico do paciente é grave, mas vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para o salvar” é uma frase que faz referência ao estado de saúde de uma pessoa. Se essa gravidade for comprovada, expressões como “Não tem nada, deverá ter alta dentro de poucos dias” (minimiza a gravidade) ou “É tarde demais, já não se pode fazer nada por ele” (exagera a realidade) não são realistas.
O realismo também é uma doutrina filosófica que afirma a existência objectiva dos conceitos universais. Para a filosofia moderna, o realismo é uma doutrina que sustenta que os objectos captados pelos sentidos têm uma existência independente do próprio objecto percebido.
No campo da arte, o realismo é o sistema estético que procura constituir-se como uma imitação fiel da natureza. Pode-se falar de realismo pictórico (que visa exprimir a realidade nas telas) ou de realismo literário (cujos textos pretendem oferecer um testemunho sobre a época).
O realismo mágico, por outro lado, é um movimento literário surgido na América do Sul em meados do século XX, que se caracteriza pela introdução de elementos fantásticos a meio de uma narrativa realista. O escritor colombiano Gabriel García Márquez é um dos precursores do realismo mágico.
Realismo, por fim, é qualquer opinião ou doutrina favorável à monarquia (aos reis): “Durante a época colonial, as forças do realismo confrontavam-se em sangrentas batalhas aos movimentos independentistas da América Latina”.
Leia mais: Conceito de realismo - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/realismo#ixzz3KVCBl0FH
Realismo – Autores, Obras, Características
Realismo – Autores, Livros, Obras e Características.
O Realismo foi uma escola literária que combatia os ideais românticos. O surgimento ocorreu enquanto o mundo