trabalho
CURSO DE PEDAGOGIA
ANA LOURDES ALVES DE ARAÚJO
A FORMAÇÃO HUMANA NA PRESPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA
SAVIANE, Dermeval; DUARTE, Newton
SÃO LUÍS – MA
2013ANA LOURDES ALVES DE ARAÚJO
A FORMAÇÃO HUMANA NA PRESPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA
SAVIANE, Dermeval; DUARTE, Newton
Trabalho apresentado ao Portfólio do Curso de Pedagogia, do CentroUniversitário
UNINTER como requisito de obtenção de nota de UTA- Fundamentos de Educação
(fase II).
SÃO LUÍS – MA
2013
1 INTRODUÇÃO
Nessa breve síntese sobre A formação humana na perspectivahistóricoontológica, SAVIANE, Dermeval; DUARTE, Newton, buscam compreender que a educação é talvez a única capaz de promover o homem, e esta concepção é central na filosofia da educação. Sendo esta,norteada pela crítica, o interesse no trabalho foi uma critica a razão e as pretensas noções de verdade da época, com as ideias hegemonicamente predominantes atualmente. Nesse sentido, tudo se reduzia àlinguagem, em contraponto ao pensamento marxista em que estão em causa os indivíduos reais, como sujeitos históricos que se constituem como síntese de relações sociais. Portanto,, por meio daanálise e reflexão histórico-ontológica sobre a formação do homem, e segundo escritos de Marx é que transitou o discurso elaborado desse artigo.
2 O sentido da filosofia da educação e a formação humanaConsidera-se consenso a definição de educação enquanto formação humana, porém questiona-se em que consiste a formação humana, na medida em que homens formam outros homens é importante analisar seisso é possível e legítimo. Esta é uma questão filosófica, pois envolve o problema da possibilidade, da legitimidade, do valor e dos limites da ação humana.
Nesse sentido, a educação revela-seimpossível quando se
considera o homem em seu aspecto empírico – um ser determinado pelo meio natural e cultural. Mas, quando se analisa o homem sob a perspectiva pessoal – da liberdade -