Trabalho
É “a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos escassos da sociedade”.
Envolve, portanto, o estudo das escolhas uma vez que são afetadas por incentivos e recursos.
COMO SE GERA RENDA? DESCREVA O FLUXO CIRCULAR DA RENDA SIMPLIFICADO.
Numa economia de mercado (capitalista) há dois agentes econômicos principais: as unidades produtivas (empresas) e as unidades consumidoras (famílias).
As empresas produzem os bens e serviços, utilizando os fatores de produção (terra, trabalho e capital) que são cedidos a ela pelos proprietários dos mesmos (famílias) em troca de uma remuneração, que é denominada renda.
Os proprietários dos fatores de produção (capitalistas donos do capital, assalariados e outros trabalhadores que possuem o trabalho e as pessoas que são donas dos recursos naturais “ou seja, as famílias”) utilizam a renda gerada pelas empresas para comprar os bens e serviços que estas produzem. O valor dessas compras é chamado de dispêndio.
Resumindo: empresas alugam os fatores de produção das famílias e lhes pagam uma determinada renda. A renda recebida pelas famílias compra de volta a produção realizada pelas empresas, determinando o dispêndio.
6) Explique a política monetária expansiva.
O Governo pratica a Política Monetária expansiva quando utiliza os instrumentos de Política Monetária para incentivar o crescimento econômico:
Open Market: recompra títulos públicos, colocando mais moeda em circulação (maior liquidez disponível para que os Bancos emprestem). Diminui o nível de taxas de juros, estimulando consumo e produção.
Depósito Compulsório: diminui o nível de depósitos compulsórios exigido dos Bancos. Com mais dinheiro disponível para empréstimos, haverá estímulo de consumo.
Redesconto:O Banco Central diminui a taxa de juro cobrada empréstimos aos Bancos via redesconto, podendo também aumentar o prazo desses empréstimos.