Trabalho
1. Título da obra
Ascensão e queda das grandes potências, “guerra total e equilibro de poder, 1914-18” e “ A ordem internacional no pós-guerra”.
2. Autor
Paul Kennedy
3. Âmbito cronológico
Desde inícios do século XX (1914), até a década de 30 do mesmo século.
4. Âmbito espacial
Europa e Estados unidos da América
5. Tema
1º Guerra Mundial, as grandes potências e a sua posição dentro do sistema internacional. A reconstrução de uma Europa pós-guerra.
6. Objectivos
Explicar o porquê, de não ter existido uma Victoria rápida da parte dos aliados na 1ª grande guerra.
Evidenciar que durante o reerguer da europa, no pós-guerra, muitos foram os desenvolvimentos tecnológicos e industriais que o continente alcançou.
Demostrar que as consequências pós 1ª grande guerra conduziram ao início da 2ª guerra mundial.
7. Desenvolvimento: estrutura do texto e síntese da informação e das ideias fundamentais
* “Guerra total e equilíbrio de poder, 1914-1918” 1. Desvantagens e Vantagens das grandes potências perante a guerra; 2.1. As potências centrais possuíam uma superioridade em termos industriais e tecnológicos em relação á Aliança dupla no início da guerra. O autor expressa a incapacidade de vitória da França e Rússia se estas tivessem enfrentado a guerra sozinhas pois mesmo com uma força militar superior estavam geograficamente em desvantagem para poderem coordenar as suas estratégias. 2.2. A entrada dos ingleses na guerra, devido ao ataque alemão contra a frança através da Bélgica, revela ser bastante importante pois veio trazer uma força marítima inigualável. Os britânicos controlavam as rotas marítimas e poderiam bloquear as potências centrais de conseguirem abastecimentos fora da europa continental, estes financiavam também munições e abasteciam e pagavam o grande exército de Heig com os seus vastos recursos. 2. Dificuldade de vitória da parte dos Aliados perante as