trabalho
I - ALGORITMIA - Conceitos Básicos
Linguagens de Programação
Para comunicar com um computador é necessário que ele entenda o utilizador e que o utilizador o entenda. Isto é um problema de comunicação que se resolve utilizando uma linguagem (ou linguagens) que ambos sejam capazes de descodificar com precisão. Já se conhece uma linguagem que estabelece um primeiro nível de comunicação: o Sistema Operativo. Mas este não permite realizar uma infinidade de tarefas específicas como, a contabilidade de uma empresa ou a sua facturação, o desenho da planta de uma casa, a gestão dos sócios de um clube, a resolução de uma equação matemática, etc.. Para isso é necessário usar uma linguagem de programação que permita criar uma aplicação (programa) que realize aquelas tarefas. Então, pode dizerse, que uma aplicação assenta numa linguagem, ou seja, num modo específico de comunicação com a máquina.
Linguagens de programação são sistemas de escrita para enunciar as operações a executar por um computador. ou Conjunto de indicações em código que se transmitem a um computador para dar resposta a um dado problema.
Como sistema de escrita, uma linguagem de programação (como qualquer outra linguagem, como o Português, por exemplo) é composta por:
• Uma terminologia ou semântica - ou seja, um conjunto de termos, palavras, caracteres ou sinais que assumem determinados significados para o computador;
• Um conjunto de regras ou sintaxe - que estipulam o modo correcto de utilizar os termos da linguagem para formular instruções válidas para a máquina.
Linguagem Máquina
Já se sabe que tudo o que o computador faz é sob as ordens de um programa e que, a única linguagem que o computador entende é a dos bits. Esta linguagem consiste na representação dos dados por sequências de zeros e uns, que desencadeiam determinadas acções no processador; por isso, esta linguagem é conhecida por linguagem máquina ou código máquina.
As linguagens baseadas em código