trabalho
ESPANHOLA NO SÉCULO
XVIII
A independência da América espanhola está relacionada às transformações que ocorreram no século XVIII na Europa e que levaram à ruína o Absolutismo.
A independência das colônias inglesas na
América do Norte, a Revolução Industrial, o
Iluminismo e a Revolução Francesa causaram um grande impacto na América Espanhola.
A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS
UNIDOS
De acordo com a historiografia, a primeira experiência revolucionária a defender as ideias iluministas e reivindicar o fim da opressão monárquica, ocorreu no território das Treze Colônias inglesas. a liberdade concedida pelo governo britânico aos colonos norte-americanos foi responsável pelo florescimento de um espírito autônomo e a consolidação de diferentes formas de exploração do território.
Ao longo do século XVII, o envolvimento da Inglaterra em guerras pela Europa tornou-se um dos grandes fatores explicativos de toda liberdade política e econômica concedida às Treze Colônias. Entre os conflitos em que a Inglaterra se envolveu, a Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763) foi responsável pelo esvaziamento dos cofres públicos do país. Buscando sanar suas contas, a Inglaterra resolveu enrijecer suas relações com as colônias.
Os
colonos norte-americanos começaram a se opor à presença britânica nas Treze
Colônias. Em dezembro de 1773, organizaram uma revolta contra o monopólio do chá que ficou conhecida como Boston Tea Party.
Intransigente aos protestos coloniais, a
Inglaterra decidiu fechar o porto de Boston
(local da revolta) e impor as chamadas Leis
Intoleráveis.
No ano seguinte, reunidos no Primeiro Congresso da
Filadélfia, os colonos redigiram um documento exigindo o fim das exigências metropolitanas. No Segundo Congresso da Filadélfia, ocorrido em 4 de julho de 1776, os colonos resolveram romper definitivamente com a Inglaterra, proclamando a sua Independência.
Não reconhecendo as resoluções do