trabalho
Sua mulher (Mika) e seus conhecidos, no entanto desprezam o trabalho de Daigo que segue adiante mesmo quando sua mulher o abandona questionando se aquele era o trabalho que escolhera para a sua vida, se aquilo seria normal. Ele mesmo se pergunta e reflete sobre isso, afinal o que é normal? Não é natural morrer?
Ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro, esse drama traz de uma maneira comovente e sensível a delicadeza desse ritual de acondicionamento dos corpos em que os falecidos são limpos, maquiados, preparados e vestidos antes de serem colocados em seus caixões em uma cerimônia que é acompanhada por seus familiares e entes queridos. Aquilo que é classificado como “o primeiro banho de um novo nascimento”, feito com muita tranquilidade, afeto e precisão nesse ritual de passagem da vida à morte, essa partida.
No entanto, Daigo carrega dentro de si uma grande mágoa por ter sido abandonado por seu pai aos seis anos de idade e do qual nunca mais teve notícias, mas esse encontro marcado ainda faz parte em trajetória história nesse seu novo trabalho.
Nas palavras do próprio personagem lembrando-se de sua infância: “o inverno não era tão frio quando eu era criança”, fica a ideia de que o amadurecimento passa por diversas fases, de natureza física e