Estudo do texto: Objeto e método da Análise Institucional
Disciplina: Psicologia Institucional
Estudo do texto: Objeto e método da Análise Institucional René Lourau
1) O que a Análise Institucional se propõe a descobrir?
A face escondida das instituições, pois estas, não são somente os objetos ou as regras visíveis na superfície das relações sociais.
2) O que é analisador? Dê exemplos.
São as manifestações de não-conformidade com o instituído que são, elas mesmas, reveladoras da natureza do instituído. Exemplos: a prática revolucionária, o cerimonial da cura psicanalítica.
3) Por que se diz que a instituição pertence a todos os níveis de análise?
Primeiro, as instituições são normas e incluem também a maneira como os indivíduos concordam, ou não, em participar dessas mesmas normas. As relações sociais reais, bem como as normas sociais, fazem parte do conceito de instituição. Seu conteúdo é formado pela articulação entre a ação histórica de indivíduos, grupos, coletividades, por um lado, e as normas sociais já existentes, por outro. Segundo, a instituição não é um nível da organização social (regras, leis) que atua a partir do exterior para regular a vida dos grupos ou as condutas dos indivíduos; atravessa todos os níveis dos conjuntos humanos e faz parte da estrutura simbólica do grupo, do indivíduo.
Logo, pertence a todos os níveis da análise: no nível individual, no da organização (hospital, escola, sindicato), no grupo informal bem como no formal, encontramos a dimensão da instituição.
4) Fale das diversas acepções para o termo “instituição”.
5) Defina “alienação social”.
6) Por que não é possível conceber a instituição como um nível de uma formação social?
Hoje em dia já não é possível conceber as instituições como um estrato, uma instância ou um nível de uma formação social determinada. É necessário definir a instituição como um “cruzamento de instâncias” (econômica, política e ideológica) e