epistemologia
Artigo 1
A institucionalização de crianças no Brasil.
Objeto: Abandono Infantil
Objetivo: A institucionalização de crianças no Brasil O objetivo principal do livro “Acolhendo crianças e adolescente” é possibilitar a reflexão sobre essas iniciativas em curso no Brasil, a partir da escuta dos profissionais que as desenvolvem,considerando que muitos estejam propondo e desenvolvendo formas de acolhimento inovadoras, provocando mudanças no rumo do atendimento em nosso país, se contrapondo às práticas de institucionalização do passado.
Método: O ponto central do livro refere-se ao direito de todas as crianças e adolescentes decrescerem em família, na comunidade e sem violência, seguindo os paradigmas enunciados desde a Constituição Federal de 1988. Cabe destacar a importância da produção da Profa Irene Rizzini no tocante a discussões sobre políticas públicas na área da infância e às dimensões históricas da institucionalização em nosso país, de forma que o presente livro apresenta certa continuidade à publicação de “A institucionalização de crianças no Brasil: percurso histórico e desafios do presente” (2004).
Teoria: As autoras deixam claros os pressupostos que norteiam a pesquisa realizada e as discussões apresentadas no decorrer do livro e que são muito pertinentes para aqueles que se defrontam cotidianamente com problemática tão árdua e que exige profissionalismo e sensibilidade. Dentre os pressupostos destaco: a criança e o adolescente precisam de uma família que os acolha, tendo direito a essa convivência, sendo que as famílias precisam de condições básicas para acolher e criar seus filhos, portanto, quando tais condições são precárias, o Estado tem obrigação de apoiar a família nesse papel. O presente artigo foi usado porque esclarece bem os objetivos da institucionalização das crianças e adolescentes no Brasil. Esta analise representa uma importante contribuição para todos os países pobres