entomologia
PRAGAS DE GRÃOS ARMAZENADOS
Sitophilus zeamais e Anagasta kuehniella
DOIS VIZINHOS
2013
PRAGAS DE GRÃOS ARMAZENADOS
Sitophilus zeamais e Anagasta kuehniella
Trabalho apresentado à disciplina de Entomologia, do curso de Zootecnia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, como avaliação parcial do semestre.
DOIS VIZINHOS
2013
INTRODUÇÃO
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de alimento, porem seu potencial de produção de grãos ainda não é totalmente conhecido. Culturas como milho e soja são as mais difundidas e cultivadas, pois se adaptam as mais diferentes regiões, climas e fatores.
Além do aumento da produtividade, é necessário se aprimorar os manejos dos processos de colheita e as condições de armazenagem de grãos. O armazenamento pode significar uma ótima característica pelo fato de possibilitar a estocagem do alimento por um longo período. Entretanto, o armazenamento prolongado pode trazer problemas e esse acarretarem prejuízos, por isso só pode ser realizado a partir de praticas corretas de colheita, limpeza, secagem, combate a insetos e prevenção de fungos.
Um lote de grãos armazenados é um material sujeito às transformações, deteriorações e perdas devido a interações entre os fenômenos físicos, químicos e biológicos. Exercem grande influência nesse ambiente os fatores temperatura, umidade, disponibilidade de oxigênio, microorganismos, insetos, roedores e pássaros.
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a capacidade estática de estocagem agrícola no país é de 143,2 milhões de toneladas de grãos, 39,2 milhões de toneladas abaixo do que se produz. Isso representa um grande risco aos produtores, que podem perder uma fatia significativa da colheita ou ver suas margens de lucro achatadas, para não deixar mercadoria parada, perecendo no campo.
São várias as