arte da unhas
As instalações nas quais se fazem os exames químicos e microscópicos do sangue, outros líquidos do organismo e tecidos são chamados de laboratórios clínicos. (Walters, et al., 1998)O laboratório clínico pode ser grande, oferecendo serviços sofisticados e empregando muitos profissionais habilitados, ou pode ser pequeno, com apenas um empregado. (Walters, et al., 1998)Dentro do laboratório clínico pode existir várias áreas como, por exemplo, Hematologia, Parasitologia, Microbiologia, Bioquímica Clinica, Urinálise, Sorologia, Enzimologia, Toxicologia, Micologia e Citologia. Todas de igual importância no diagnóstico e tratamento de várias patologias.
Fluxograma de Atividades do Laboratório
Cadastramento do paciente no sistema
Liberação do convênio / pagamento
Coleta
Laboratório de análises clinicas
Triagem
Exames parasitológicos
Exames bioquímicos
Exames hematológicos ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
No laboratório podemos entrar em contato com várias atividades do dia a dia de um laboratório clínico .Essas atividades são divididas em setores de acordo com o tipo de técnica a ser usada, do que quer se pesquisar e do tipo de material que tem-se disponível. Abaixo serão relatadas e discutidas as atividades realizadas em cada setor: Hematologia, Bioquímica, Parasitologia .
1 Coleta
Para realizar um exame laboratorial pode- se utilizar os seguintes tipos de amostras:- Sangue- Urina, Fezes, Secreções, Raspados, Esperma, Líquidos cavitários. Para cada tipo de amostra deve-se observar as condições em que devem ser coletadas e armazenadas para garantir que não sejam somados mais fatores de erros a análises. Deve-se orientar adequadamente o paciente quanto ao preparo a ser realizado antes da coleta, o qual é específico para cada tipo de análise. Por exemplo, se há necessidade de jejum, de quantas horas; realização de exercício físico; ingestão de bebidas alcóolicas ou estimulantes. Antes da coleta também é