Trabalho
Este trabalho visa conhecer os resultados de quatro projetos sociais elaborados sob a premissa de que é possível realizar a inclusão social através da inclusão digital.
O intuito é compreender quais os alcances dos projetos em questão, identificando os benefícios adquiridos pelos indivíduos atendidos.
Matriz de Análise de Projetos de Inclusão Digital idealizada por Lemos e Costa (2005)
Essa matriz tem como teoria o fato de que o processo de inclusão se realiza mediante os seguintes aspectos:
Econômicos: em que os indivíduos devem ter condições financeiras para acessar as tecnologias;
Cognitivos: pois as pessoas necessitam possuir uma visão crítica e capacidade independente de uso e apropriação dos novos meios digitais;
Aspectos técnicos: dado que os indivíduos necessitam de conhecimentos operacionais sobre programas e para acessar a internet.
Destaca-se que, apesar do enfoque tecnicista não ter produzido efeitos econômicos observáveis, como por exemplo, a entrada dos indivíduos no mercado formal de trabalho, verifica-se que os projetos favoreceram aspectos como:
O aumento da auto-estima das pessoas assistidas;
O sentimento individual de inclusão no contexto da atualidade;
A cidadania e a motivação pessoal.
O desenvolvimento intelectual dos indivíduos é uma requisição inerente aos padrões dessa nova sociedade, dado que os profissionais precisam ser mais criativos, dinâmicos e aptos a enfrentarem constantes mudanças tecnológicas, além de possuírem conhecimento sobre as tecnologias modernas.
Em função de fatores socioeconômicos, o acesso as TICs ainda apresenta dificuldades para os grupos sociais menos favorecidos, pois nem todas as camadas da população possuem recursos para adquirir e manter microcomputadores conectados a internet.
A inclusão e exclusão digital: considerações gerais
A inclusão social é um termo utilizado fazendo menção à inserção de pessoas consideradas excluídas do ambiente educacional ou do mercado de trabalho,