Trabalho
Você como consumidor não aceita mais produtos com problemas ou serviços executados de maneira errada. Por isso, ao gerir processos produtivos, a preocupação com a qualidade e o atendimento é fundamental. Este é outro campo vasto de atuação do EP. Este profissional deve ser capaz de atuar no planejamento, garantia e controle da qualidade. Por planejamento entende-se a identificação de critérios, metas e instrumentos que permitam avaliar a qualidade do sistema produtivo. Garantia envolve os métodos e ferramentas que evitam erros e controle os mecanismos de inspeção. Por qualidade entende-se também programas de certificação e normalização, os quais dão visibilidade para a empresa, demonstrando a capacidade do sistema produtivo em atender aos requisitos. Os EP’s são fundamentais no projeto e elaboração destas normas.O EP atua nesta área lançando mão de modernas técnicas estatísticas, gerenciais e implantando sistemas de informação para executar estas tarefas.
Sub-Áreas
* Controle Estatístico da Qualidade * Normalização e Certificação para a Qualidade * Organização Metrológica da Qualidade * Confiabilidade de Equipamentos, Máquinas e Produtos * Qualidade em Serviços * * No atual cenário a cada dia cresce a importância da qualidade, seja em produtos ou serviços. As Organizações precisam se tornar competitivas, maximizando a utilização de recursos, minimizando custos e agregando valor para que o cliente possa estar satisfeito. * As significativas mudanças ocorridas nas Organizações e o acirramento da competição nos mercados nacional e internacional criaram novos paradigmas sobre os sistemas produtivos, introduzindo novas técnicas, que passaram a ser de fundamental importância para o sucesso dos negócios.
OBJETIVOS * Formar profissionais com especialização em Gestão Estratégica da Qualidade e Engenharia de Produção, preparando-os para as transformações vividas pela sociedade no que diz respeito à globalização